Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Acupuntura

A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - pontoada) é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde. A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.
Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção), como visto.
A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu moxa ou seja "longo tempo de aplicação do fogo".



A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por: agulhas, dedos (acupressão) caracterizando distintas variantes da técnica de massagem chinesa (tui na, shiatsu (japonês), do-in); stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente); ventosa (embora seja uma aplicação em diversos pontos simultâneos) ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja, longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudos.
Além das referidas técnicas de estimulação acima descritas, aonde pode ser incluída a acupuntura com a eletroestimulação, ou eletroacupuntura, explorada com diversas perspectivas teórico - clínicas, a exemplo o sistema japonês Ryodoraku (ryo=boa, do=(electro) condução, raku=linha) desenvolvida pelo Dr. Yoshio Nakatani explorando a relação entre a eletrocondutividade da pele e os pontos dos diversos meridianos.
No âmbito da medicina chinesa moderna, com inspiração em sua medicina tradicional, vem se desenvolvendo técnicas explorando as possibilidades terapêuticas de regiões específicas do corpo como o pavilhão auricular (orelha), as mãos e o crânio.
Dentre essas a mais antiga e difundida é a auriculopuntura ou auriculoterapia já registrado no Neijing (500-300 a,C.) . Nessa técnica, talvez por sua antiguidade, já se distinguem diversas escolas: a chinesa clássica, a escola francesa inaugurada pelo neurocirurgião francês Paul Nogier em 1957 e uma recente escola brasileira (IBRAHO). O microssistema de acupuntura dos pontos das mãos – Korio Soo-Ji-Chim (Acupuntura de Mão, Coreana) foi desenvolvida por Tae Woo Yoo em 1975 explora uma região ricamente inervada, com pontos de conexão da maioria dos meridianos com resultados publicados como positivos para o controle da dor. A craniopuntura ou acupuntura craniana tem escolas japonesas e chinesas, segundo Ferreira  possui trabalhos publicados desde 1930 (Huang Xuelong), explora as concepções chinesas sobre o cérebro (o mar de medula) os pontos da acupuntura tradicional e as modernas concepções neurofisiológica da atividade cerebral possuindo especial indicação para patologias conhecidas no ocidente como doenças neurológicas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...