Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Acupuntura no tratamento da cefaléia

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a Cefaléia tipo tensional poderia ser precipitada pelo aspecto emocional no que concerne a alguns aspectos, a saber:
Raiva: Ascensão do Yang do fígado, ascensão do Fogo do fígado, causaria cefaléia na região do meridiano da Vesícula biliar.
Preocupação: Cria nódulo no Qi, em particular no Qi do pulmão e coração. Está é freqüentemente uma causa indireta de cefaléia, uma vez que a deficiência de Qi do pulmão pode permitir a ascensão do Yang do fígado.
Medo: Um estágio crônico de ansiedade e medo prejudica os rins e causa dores de cabeça tanto diretamente pela deficiência do Rim, como indiretamente, quando a deficiência do Rim provoca a ascensão do Yang do Fígado.
Essas condições anteriores são apenas algumas das que poderia acontecer no início do quadro de CTT. 


Cefaléia crônicas na região occipital são geralmente atribuídas à Deficiência do Rim manifestando-se no Meridiano da Bexiga. Dores agudas nesta região são atribuídas à invasão do vento externo ( geralmente vento frio) e determinam um padrão de ascensão de Yang do figado.
Nos últimos anos têm surgido muitos estudos investigando a eficácia da acupuntura na cefaléia. Alguns destes estudos sugerem que a acupuntura poderia ser usada em larga escala como tratamento único , outros não mostram superioridade para se usar a acupuntura e outros mostram a acupuntura como alternativa de tratamento , ou seja, como uma arma a ser usada quando na falência de outros tratamentos.
Como o placebo poderia ser usada no tratamento da cefaléia, e com resposta , isso ficaria difícil para os estudos com acupuntura.
Para estudos clínicos na acupuntura, o mesmo seria single clind, e imitaria acupuntura com falsa estimulação transcutânea elétrica do nervo, esses são métodos placebos requeridos .
Para a metodologia do estudo da acupuntura na cefaléia tipo tensional, a acupuntura com placebo parecido com agulhas são mais apropriados porque daria uma boa credibilidade para o estudo duplo-cego com a acupuntura verdadeira , sem o estímulo “errado” da imitação da acupuntura.
Os estudos de Loh e cols, mostram que a resposta ao tratamento da migrânea e da cefaléia tipo tensional é melhor quando se faz o agulhamento nos tender points.
Nos estudos de Carlsson e cols , os tender points foram reduzidos a alguns músculos após acupuntura, sugerindo que a nocicepção para os músculos pericranianos pode se fazer importante para a patofisiologia da cefaléia Tipo Tensional, conforme já dito anteriormente.
No estudo randomizado controlado com placebo, feito por Karst e cols., sua finalidade foi mostrar se o tratamento com acupuntura nos pontos locais ou distais seria capaz de mudar ou aumentar o escala analógica visual ou outros parâmetros ( impressão clínica global, freqüência de dores, escore da depressão, consumo de analgésicos).
Este estudo se mostra interessante onde Karst e cols. estudaram 69 pacientes com média de idade de 48 anos classificando-os no grupo de cefaléia tipo tensional episódica e crônica segundo os critérios da International Headache Society.
Na discussão deste estudo os autores observaram que de 6 semanas a 5 meses de tratamento, não foram animadores os resultados com a acupuntura tanto na impressão clínica global e na VAS, mas justificam que os pacientes com dores crônicas geralmente são acompanhados de depressão no curso da dor, o que dificultaria a real análise do resultado final da terapia com a agulha verdadeira e o placebo, no entanto, a resposta à terapia com acupuntura verdadeira foi significativa no relato da duração das crises de dor.
Os pacientes foram cuidadosamente examinados imediatamente após a seção de acupuntura, 6 semanas e com 5 meses com tratamento.
Os pacientes foram investigados quanto ao consumo diário de analgésicos, intensidade da dor (VAS), local e duração do ataque de dor, freqüência da dor de cabeça( número de dias do mês com dor).
Os pacientes foram requeridos para dar o padrão do VAS e sua impressão para a melhora do CGI ( impressão clínica global), quando seguidos.
O tratamento foi feito com o placebo; utilizando a ponta da agulha romba e “grossa” para causar a sensação de pressão sem a punção na pele( 17) e com a agulha de acupuntura verdadeira ( 0.3 x 0.3 mm) e (0.2 x 0.15 mm).
Após o tratamento, os grupos com placebo e com agulha verdadeira não mostraram diferenças “estatisticamente significativas” em termos de VAS, freqüência da dor, exceto para os níveis de ansiedade, critério que foi estatisticamente significante.
A diminuição da freqüência das dores e o VAS foi significativa nos 2 grupos. A freqüência das dores diminuíram 20% no placebo e 38% no grupo com agulha verdadeira; o consumo de analgésicos diminuiu de 29% para 41% , e com o placebo aumentou 66%, esses números, apesar de bastante distintos não foram estatisticamente significantes.
Em um outro estudo, no caso, randomizado multicentrico, no qual participaram 5 centros; vimos que houve uma exacerbação da dor ( 2 casos; um com agulhamento verdadeiro e outro com placebo) e quatro casos de dor local do agulhamento. Nesse estudo chegou-se à conclusão de uma diminuição não estatisticamente significativa da freqüência das dores, mas em contando ambos os grupos ( placebo e agulhamento verdadeiro), a diminuição da freqüência e da intensidade das crises foi significativa.
O grupo com acupuntura verdadeira apresentou significativa diminuição das crises de dor enquanto no curso do tratamento.
Fonte:http://www.saudetotal.com.br/artigos/mtc/mono003.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...