Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ALZHEIMER, AVC E DOENÇA DE PARKINSON


A Acupuntura e a Medicina Chinesa são uma eficaz alternativa no tratamento de doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Alzheimer, sequelas de acidente vascular cerebral e de doença de Parkinson, males que afetam grande parte da população geriátrica. Associadas à medicina ocidental, as opções de tratamento incluem a Fitoterapia.


Doenças neurodegenerativas e a medicina ocidental

Um dos princípios fundamentais da medicina ocidental consiste em partir da constatação que as células nervosas não são capazes de regeneração. Uma vez mortas, essas células não são repostas pelo corpo. A doença de Alzheimer, sequelas de acidente vascular cerebral, bem como a doença de Parkinson são males que envolvem a morte e atrofia dos neurônios (células nervosas) no cérebro. Portanto, a medicina ocidental não oferece nenhuma opção de cura para doenças neurodegenerativas, ficando sua atuação restrita apenas ao tratamento sintomático.
Embora possam ter origens diferentes, os pacientes com doenças neurodegenerativas mostram atrofia generalizada das células do cérebro, o que pode comprometer suas funções físicas e mentais. Mentalmente, o paciente dá indícios de esquecimento ou falta de memória, diminuição da capacidade mental e distúrbios emocionais. Fisicamente, os pacientes apresentam incontinência parcial ou completa, aspiração de partículas de alimentos, tremores, equilíbrio ruim, rigidez muscular, paralisia muscular, entre outros sintomas.

Doenças neurodegenerativas segundo a Medicina Oriental

Doenças Neurodegenerativas são caracterizadas por uma deterioração progressiva. Suas manifestações clínicas são determinadas pela localização e pela gravidade de cada caso. Sua origem pode ser identificada na deficiência da essência do rim, pelo bloqueio do canal do cérebro ou ambos.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a causa de doenças neurodegenerativas está no rim, órgão responsável pelo controle dos ossos e medula. De acordo com esse ponto de vista, a estagnação do sangue e a acumulação de catarro nos rins são consideradas causas e não sintomas. Assim, o tratamento desse tipo de doença consiste em tonificar o rim para eliminar o catarro e remover a estagnação do sangue.

Tratamento

De acordo com a tradição da medicina oriental, o espírito (shen) habita o coração e o cérebro, e é afetado pelo estado de saúde mental e físico de uma pessoa. Quando o espírito é afetado, ocorre a deterioração das funções mentais que podem resultar em delírio e demência, acompanhado de sintomas físicos semelhantes às complicações do AVC.

O tratamento dessas doenças consiste em despertar o espírito (shen), abrindo os orifícios sensoriais e estimulando o cérebro. Segundo o Dr. Hua Long Zhang, diretor de Bai Lou Hospital de Tianjing, na China, os pontos de acupuntura dos canais Yin devem ser selecionados.

Seleção dos Pontos Principais: Neiguan (P6), Renzhong (Du 26) e Sanyinjiao (SP6)
- Neiguan (P6) tem a função de nutrir o coração, acalmar o espírito e promover a circulação do Qi e do sangue;
- Renzhong (Du 26) abre orifícios sensoriais, estimula o cérebro e desperta o espírito. A combinação de Neiguan (P6) e Renzhong (Du 26) é usada para aumentar a força contrátil do coração e do débito cardíaco da circulação sanguínea para o cérebro;
- Sanyinjiao (Sp 6) é o ponto de encontro dos três canais yin do pé. Sanyinjiao (Sp 6) nutre o rim e tonifica a medula para melhorar a função do cérebro;

Alguns pontos locais:
- Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), Weizhong (UB 40), e hegu (LI 4) são pontos locais que abrem os canais e melhoram a circulação do Qi e do sangue;
- Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), e hegu (LI 4) são usados para tratar paralisia e tremores de braços e mãos, e Weizhong (UB 40) é usado para a paralisia das pernas;
- Fengchi (20 GB), Yifeng (SJ 17), Wangu (GB 12) e Tianzhu (UB 10) são quatro excelentes pontos que ajudam os pacientes com problemas de articulação da fala ou aspiração freqüente de partículas de alimentos, levando a infecções respiratórias.
- Shanshangdien (ponto trovão superior) e xiashangdien (ponto mais baixo de trovão) são dois pontos extraordinários que foram descobertos através de ensaios clínicos e experiências. Eles são extremamente potentes e devem ser reservados para aqueles pacientes que têm paralisia parcial ou completa. Shanshangdien está localizado na parte lateral do pescoço, no mesmo nível da maçã de Adão, entre a cabeça e o esterno clavicular.

Tratamento com Ervas

De acordo com Dr. Zhang, o uso contínuo de ervas é a chave para a recuperação de pacientes com doenças neurodegenerativas. Após muitos anos utilizando ervas para tratar pacientes que apresentavam sintomas como falta de memória, esquecimento, lentidão, tremores, rigidez muscular, equilíbrio ruim, dificuldade de locomoção, fala arrastada, rigidez da língua, salivação involuntária, micção frequente e constipação, o especialista formulou um composto de ervas que auxiliasse efetivamente na melhora do paciente.

Denominada Neuro Plus (Nao Kang Wei Wan), a fórmula do Dr. H. Zhang tonifica o rim e sua essência, regula o Qi e a circulação sanguínea, remove a estagnação do sangue e abre os orifícios sensoriais. A dosagem recomendada é de 6 gramas por dia, ou 4 cápsulas três vezes ao dia e os pacientes começam a mostrar melhoras após 2 a 4 semanas de tratamento. Em casos agudos de doenças neurodegenerativas como o AVC, o paciente deve tomar as ervas continuamente por um mês antes de fazer uma avaliação clínica. Já o paciente que sofre de Alzheimer deve tomar as ervas por pelo menos três meses.

Neuro Plus (Nao Kang Wei Wan) é uma fórmula patenteada em Tianjing, na China. A lista de ingredientes inclui: morinda (ba ji tian), eucommia (zhong du), frutas lycium (gou qi zi), Polygonum (wu shou ele), frutas alpinia (yi zhi ren), cuscuta (tu si zi) , Cornus (yu Zhu Shan), cordyceps (Dong Chong Xia Cao), ginseng (ren shen) Dioscorea (Shan Yao), Astragalus (huang qi), ginseng americano (shen xi yang), atractylodes branco (zhu BA), poria (fu ling), pseudoginseng (san qi), Crataegus (shan zha), sanguessuga (zhi shui) raiz sálvia, (dan shen), Carthamus (hua Kong), as escalas Tamanduá (Chuan Shan Jia), Gastrodia (tian MA), Tokoro (bei xie), rehmannia fresco (sheng di huang), Scolopendra (gong wu), Polygala (yuan zhi), Acorus (pu shi chang), Angélica (bai zhi), testudinis (proibição gui) e Cervi fragmentos Cornus (lu shuag jiao).

Dicas saudáveis para pacientes com doenças degenerativas

- Diminua a quantidade de alimentos ingeridos em cada refeição. Pacientes obesos devem perder peso;
- Atenção ao nível de colesterol. Para reduzi-lo, utilize óleo vegetal em vez de óleo animal para cozinhar os alimentos;
- Coma mais carne branca (frango e peixes) e menos carne vermelha;
- Consuma quantidades adequadas de vegetais, principalmente os ricos em vitamina A, B1, B2, C e E;
- Prefira alimentos crus;
- Evite álcool e fumo;
- Pratique atividades físicas regularmente;

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...