Pesquisa publicada na revista online BMC Complementary and Alternative Medicine aponta que as mulheres confirmam os benefícios da Acupuntura como coadjuvante durante o tratamento para fertilização In Vitro. Segundo os pesquisadores, a prática terapêutica da Acupuntura pode melhorar o bem estar e diminuir a ansiedade, aumentando a resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e lidar com pressões causadas por situações adversas.
RESUMO DA PESQUISA
INTRODUÇÃO: A Fertilização In Vitro (FIV) é atualmente um tratamento eficaz e amplamente aceito, porém incapaz de diminuir os efeitos globais psicossociais da infertilidade. As intervenções e aconselhamento psicológico são largamente recomendados como terapias paralelas aos tratamentos de infertilidade, mas nem sempre são possíveis. Nesses termos, a Acupuntura é cada vez mais utilizada como adjuvante à FIV. Assim, este estudo preliminar busca investigar a experiência de mulheres com dificuldades para engravidar que usaram a acupuntura para melhorar a sua fertilidade.
MÉTODOS: Uma amostra de 20 mulheres foi elaborada a partir de pacientes que frequentaram um mínimo de quatro sessões de acupuntura na prática de dois acupunturistas no Sul da Austrália. Oito mulheres foram entrevistadas utilizando um questionário semi-estruturado. Seis tinham procurado a acupuntura durante o tratamento de IVF e duas tinham começado a acupuntura para melhorar a sua fertilidade. A análise de conteúdo foi utilizada para analisar os dados.
RESULTADOS: Quatro grandes categorias de percepções sobre a acupuntura em relação à saúde reprodutiva foram identificadas: (a) consciência, e os benefícios percebidos da acupuntura, (b) as percepções do corpo e do impacto da acupuntura em cima dele, (c) as percepções de stress e o impacto da acupuntura na resistência, e (d) a percepção da intersecção de tratamento médico e acupuntura.
CONCLUSÃO: Esta exploração preliminar, embora confinada a uma pequena amostra, confirma que o impacto da acupuntura na saúde é realmente percebido pelas mulheres pesquisadas. No entanto, os autores sugerem que novos estudos da acupuntura como adjuvante para IVF devem explorar sistematicamente as questões de bem-estar, ansiedade e resiliência pessoal e social da identidade das mulheres em relação a sexualidade e reprodução.
TÍTULO: Construir resiliência: uma exploração preliminar das percepções das mulheres sobre o uso da acupuntura como adjuvante da Fertilização In Vitro.
AUTOR(ES): de Lacey S; Smith CA; Paterson C Autor (es): S de Lacey, CA Smith; Paterson C
FONTE: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-20003370
Nenhum comentário:
Postar um comentário