A Acupuntura é bastante eficaz no tratamento de dependência de álcool e outras substâncias. Ela reduz os sintomas de abstinência, alivia a tensão e ajuda a relaxar. Os tratamentos com Acupuntura, na maior parte das vezes, clareiam a mente, ajudam a desobstruir a energia estagnada e dão uma sensação de bem-estar e tranquilidade.
Segundo a tradição chinesa, a prática de inserir agulhas de Acupuntura na orelha do paciente afeta diretamente órgãos específicos, como o fígado e os rins. Inúmeras pesquisas confirmam que o tratamento com Acupuntura altera os níveis de substâncias químicas no organismo e age no sistema nervoso. Utilizada em conjunto com programas de aconselhamento e de auto-ajuda, a técnica é uma importante ferramenta no auxilio da dependência. Ela alivia a depressão, a ansiedade e a insônia, além de diminuir os sintomas de abstinência, tais como dores no corpo, na cabeça, náusea, sudorese, espasmos musculares, etc.
O programa de desintoxicação de acupuntura é geralmente utilizado em parceria com outros programas. Ao aliviar os sintomas de abstinência, a Acupuntura ajuda a obter estabilidade mental e física, estabelecendo um novo nível de conforto e permitindo que os aconselhamentos sejam mais eficazes. É aplicado com sucesso como método de desintoxicação de drogas em mais de 100 clínicas de tratamento da dependência tóxica nos Estados Unidos, além de ser usado em pelo menos 25 outros países.
Tratamento
Cinco minúsculas agulhas são colocadas em cada orelha e deixadas por 45 minutos. O paciente deve ficar em silêncio e aproveitar o momento para relaxar, meditar ou refletir sobre as mudanças a serem feitas em sua vida. Em tratamento de desintoxicação, os pontos na orelha correspondem a órgãos específicos, incluindo os pulmões, fígado, rins e sistema nervoso. O tratamento provoca a liberação de substâncias químicas naturais do corpo, incluindo a endorfina, que ajudam a reduzir o desejo pela droga, aliviar os sintomas de abstinência, e aumentar o relaxamento.
O processo de desintoxicação
Durante a desintoxicação, o corpo filtra as toxinas acumuladas, melhorando a circulação do sangue. Às vezes, o paciente pode sentir dores durante essa difícil etapa do tratamento, além de não dormir bem. É importante que o terapeuta saiba se o paciente tem algum destes sintomas, de modo que outros pontos de acupuntura sejam adicionados ao seu tratamento.
Nas duas primeiras semanas, é interessante fazer a aplicação de Acupuntura diariamente. Em seguida, três vezes por semana durante várias semanas, diminuindo gradualmente conforme a melhora do paciente. No final do tratamento, a Acupuntura deve ser aplicada uma vez por semana.
A Acupuntura auxilia no tratamento da dependência de cocaína e heroína
Segundo pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, a Acupuntura tem sido utilizada com sucesso no combate à dependência de cocaína. Em estudo publicado pela revista "Arquivos de Medicina Interna", os estudiosos apresentam os resultados de pacientes que foram tratados com acupuntura simultaneamente à psicoterapia. De acordo com a pesquisa, 53,8% dos pacientes que se submeteram à acupuntura tiveram resultados negativos nos testes de cocaína na última semana de tratamento, revelando uma maior tendência em deixar a droga.
Na dependência de heroína, o tratamento com acupuntura foi combinado com uma substância denominada metadona, composto que ajuda a frear a ansiedade durante a síndrome de abstinência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário