Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os Benefícios da Acupuntura na Cervicalgia

A região cervical da coluna, na parte posterior do pescoço, é composta de sete vértebras, e é considerado um elo flexível entre o crânio e o tronco. Essa área possui funções de suporte, movimentação da cabeça, além de produção para estruturas vasculares e do sistema nervoso. Sendo essa, uma área de bastante mobilidade, está mais propicia a incidência de cervicalgia.

DESENVOLVIMENTO
A cervicalgia (cervical = vértebras situadas na altura do pescoço + algia = dor), ocorre sem causa aparente. Raramente se inicia de forma súbita, em geral está relacionado com movimentos brusco do pescoço, longa permanência em posição forçada,má posição ao dormir, estresse do dia a dia , esforços ou traumas, até mesmo por alterações articulares temporo-mandibular.
A pessoa que apresenta essa dor no pescoço costuma apresentar defesa, rigidez dos movimentos, alteração na mobilidade do pescoço e dor durante a apalpação da musculatura daquele local, podendo se abranger aos ombros, e nos casos mais graves podendo se prolongar, irradiando para todo o membro superior. A dor sentida pode variar de leve, à sensação de cansaço, podendo chegar até a uma dor forte e limitante.
Tratar a cervicalgia pode ser realizado a partir de vários tipos de tratamento, sendo uma delas a acupuntura. A acupuntura equilibra as energias Yin e Yang, fazendo com que nenhuma energia fique em deficiência ou em excesso, harmonizando a energia que corre nos meridianos. A aplicação das agulhas para o tratamento ocorre na região paravertebral cervical, em canais como no ponto do intestino grosso, intestino delgado, triplo aquecedor, e vaso governador. Os benefícios trazidos pela acupuntura, são de diminuir a dor, analgesiando, relaxando toda a musculatura daquela área e reduzindo significantemente a inflamação local.
Os benefícios relatados acima, foram comprovados a partir de uma produção cientifica alemã que, investigou a eficiência da acupuntura em pacientes que relatavam a cervicalgia. A pesquisa contou com mais de 14 mil participantes que aceitaram participar do estudo. Nessa pesquisa as 14 mil pessoas foram divididas em 3 grupos. 1.880 pessoas fizeram parte do primeiro grupo onde as pessoas recebiam acupuntura e tratamentos clínicos, para o seu tratamento, outros 1.886 do segundo grupo, somente receberam cuidados clínicos, e no terceiro grupo composto das 10 mil pessoas restantes, ficaram os pacientes que somente receberam o tratamento da acupuntura, sem nenhum cuidado clinico extra. Ao final do estudo pode – se perceber resultados extremamente animadores, uma vez que, em 3 meses houve uma excelente melhora da cervicalgia no primeiro grupo, o das pessoas que receberam o tratamento da acupuntura com auxilio de cuidados médicos. Em 6 meses, os resultados foram ainda melhores, já que o terceiro grupo, que só recebeu o tratamento da acupuntura, sem nenhum tipo de cuidado clinico.
Esse tipo de produções cientificas realizadas recentemente, são feitas para tentar desvendar, apresentando a medicina Oriental até então desconhecida, para o mundo Ocidental, que vem recebendo o seu devido respeito, abrindo o leque de recursos que podem ser usados nos mais diversos tratamentos, pois são técnicas extremamente impressionantes, se for levado em conta tudo que a medicina Oriental utiliza nos tratamentos, na forma em que é realizado, na eficácia, fora a não utilização de medicamentações orais, e as cirurgias, são feitas em casos extremos.


 CONCLUSÃO
A partir de todo esse estudo feito por nós, concluímos que a cervicalgia, atualmente, pode ser tratada sem receios através de um recurso extremamente recente, perante a sociedade Ocidental A acupuntura no tratamento a cervicalgia, promove diversos benefícios sem que sejam utilizados cirurgias ou tratamentos dolorosos, promovendo melhoras significativas através de agulhas que não causam dor alguma, apesar de aparentar causar dor.

Trabalho realizado por:

Priscilla Lopes - Emanuelle Pulitini - Vitorio Tácito - Joseane Silva.
Orientado por: Prof. Blair José Rosa Filho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...